Exposição “A Força da Resistência” enaltece a comemoração da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra ganha exposição de fotografias em São Francisco Xavier / Foto: Divulgação

Exposição “A Força da Resistência” enaltece a comemoração da Consciência Negra

14.11.2023

A Casa de Cultura Júlio Neme, no distrito de São Francisco Xavier, está com uma exposição do fotógrafo Danilo Ferrara que aborda a importância do Dia da Consciência Negra. Viabilizada pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a exposição é gratuita e livre para visitação, das 9h às 17h, de terça a sábado até o dia 30 de novembro.

Intitulada "A Força da Resistência”, a exposição enaltece personalidades, grupos e movimentos negros que já passaram pelo espaço cultural. A curadoria conta com 22 fotos que retratam a representatividade do negro.

Sobre a Consciência Negra

Consciência Negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e da consciência da negritude perante a sociedade.

Sobre Danilo Ferrara

Danilo Ferrara é graduado em Design Gráfico pela Universidade Paulista (Unip), trabalhou em estúdios e agências do Vale do Paraíba. Videomaker e fotógrafo profissional há mais de 10 anos, atuando em diferentes áreas, como shows, espetáculos, eventos, estúdio, fotojornalismo, corporativo, entre outros. Em paralelo, ministra oficinas de fotografia e vídeo. Realizou trabalhos para o Sesc, Núcleo Educatho, Amigos da Arte, Virada SP, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Parque Vicentina Aranha, Altave, Cia Colibri, dentre outros. É integrante do Coletivo Semo há 13 anos, no qual também utiliza das artes plásticas, caligrafia, vídeo e mapping como pesquisa. Nas artes visuais, incluindo a fotografia e vídeo, participou de mais de 20 exposições.

Exposição - A Força da Resistência
De terça a sábado até o dia 30 de novembro - Das 9h às 17h